sábado, 21 de junho de 2014

Categorização de Selos


Hoje, sem imagens, tentando ser um pouco mais "explicativo": 

Os selos podem ser divididos em: 


SELO COMEMORATIVO: Selo postal de tiragem limitada, alusivo a comemoração de data de destaque no segmento sociocultural, com repercussão nacional ou internacional. O prazo de comercialização é pré-determinado e o prazo de circulação indefinido.
SELO ESPECIAL: Selo temático não relacionado a comemorações de eventos específicos, voltado à demanda filatélica nacional/internacional, com tiragem limitada, prazo de comercialização pré-determinado e circulação indefinido.
SELO REGULAR: Também conhecido com selo ordinário, selo definitivo ou selo permanente, trata-se de emissão não comemorativa, com tiragem ilimitada e prazo de comercialização indeterminado e circulação indefinido. São normalmente auto-adesivos, apesar de existirem modelos gomados.

Estes são "novos" para mim... Ainda não encontrei nenhum e nem tenho exemplos (meus) para mostrar:


SELO PROMOCIONAL e SELO PERSONALIZADO: Selos destinados a estimular a divulgação de idéias, fatos ou campanhas promocionais específicas, em âmbito nacional, sem caráter comemorativo, idealizado pelos Correios ou em parceria com outras instituições. Podem ser pré-taxado, ou seja, valor adicional não vinculado à emissão e nem ao serviço postal. Depende de autorização do Ministério das Comunicações e a renda gerada é repassada da ECT para a instituição parceira.


A fonte destas informações, aqui compiladas são do Blog do Correio. Visite-os e prestigie-os também!


Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, participe! Deixei seu comentário, crítica ou sugestão!