segunda-feira, 7 de julho de 2014

1990 - 150 anos do Penny Black

Comemorando os 150 anos do Penny Black, os Correios lançaram este bloco no inicio da década de 90.



O primeiro selo do mundo iniciou sua circulação em 6 de maio de 1840, criado pelo Sir Rowland Hill, através da proposta do pré-pagamento da taxa postal.
O motivo principal é que, antigamente, o pagamento era realizado por quem RECEBIA a correspondência e, utilizando-se de "técnicas", o envelope possuia informações suficientes para que o destinatário somente olhasse o envelope, compreendesse seu conteúdo e recusava-se a pagar. Imaginem o prejuízo!

Pesquisando na Internet descobri que o selo não é considerado "raro", pois foram impressos uma quantidade grande destes selos, visto que envelopes não eram usados, e colocados diretamente da carta, que era guardada, preservou-se uma grande quantidade de exemplares.
Falando do bloco diretamente, este é composto por 2 selos, sendo o primeiro uma homenagem ao "Olho-de-boi", 1° selo brasileiro e o segundo, a homenagem propriamente dita, dos 150 anos do Penny Black. A imagem do bloco possui um busto do Sir Rowland Hill, logo acima de uma coroa, e sobre os selos o logotipo da Exposição Stamp World London 90. O selo faz parte da Pró-Brasiliana 93. Os valores estampados do selos são, respectivamente, de Cr$ 20,00 e Cr$ 100,00. A arte é de Lúcia TV Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, participe! Deixei seu comentário, crítica ou sugestão!