quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Catálogos Filatélicos

Já citei em post anteriores, problemas de selos falsos.
Visando facilitar a vida dos filatelistas, empresas criaram diversos catálogos com informações e detalhamentos dos selos, permitindo a correta identificação e (parcialmente) o valor de mercado. Digo "parcialmente" (na minha opinião) porque as edições dos catálogos (físicos) são anuais (e normalmente caras!) e, como há diferentes editores, o valor pode variar.

Catálogo Nacional


No Brasil, o catálogo mais conhecido (talvez o único) é o RHM (Rolf Harald Meyer), que sua última edição (58°) é de 2013 (em algumas filatélicas custa, no mínimo R$ 250,00!!!). O valor é alto, principalmente porque, os exemplares de cada edição é "baixo" (1.500 exemplares) para atender todos os filatelistas do Brasil.
Li, em um fórum, que as edições anteriores a 2010 são públicas (não tenho a confirmação disto...). Assim sendo, não vou "assumir" o risco de disponibilizar versões para baixas. Dica: pesquisem, pois é relativamente fácil encontrar a edição de 2008.
Em um "Manual do Filatelista" antigo, que encontrei recentemente em meus materiais, havia outro catálogo (R. Tallert), porém pesquisando, a editora "faliu" nos anos 80 :-\...

Catálogo Internacional


Ampliando nossa visão para catálogos mundiais, pesquisando, descobri 2 muito recomendados: Michel e Scott. Os dois possuem edições físicas e edições on-line (pdf).
Eu, pessoalmente, gostei muito do Scott, apesar de, nas séries (quando estava catalogando selos Russos dos anos 90) não possuem todas as estampas, dificultando um pouco a organização. E, por serem mundiais, são vários volumes, com mais de 1.000 páginas cada!
Novamente, devido a regras de autoria, não posso disponibilizar.

Catálogo On-line

Como estamos em um mundo on-line, nada como ferramentas on-line para auxiliar e validar as informações.
Há inúmeros sites, catálogos e principalmente, pessoas, de confiança, que você pode trocar informações para identificar corretamente seus selos e, talvez, ter um valor mais adequado (e atualizado) de seus selos, seja para compra / troca / venda. Apesar de ter recebido diversos questionamentos, infelizmente, não tenho tanto esta capacidade.

Facebook

Recomendo o Selos e Filatelia no Facebook. Grupo extremamente ativo, produtivo e educacional. Faço parte do grupo, com muito alegria e orgulho!




Conclusão
No geral, quem deseja adquirir um bom catálogo, pesquise em lojas filatélicas (físicas ou on-line), negocie. Para quem quer tentar manter a coleção em dia, porém não tem condições de adquirir, utilize-se dos recursos on-line, para isso!

Até a próxima!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, participe! Deixei seu comentário, crítica ou sugestão!