domingo, 26 de outubro de 2014

Separação de selos dos envelopes

Hoje, vou resgatar um post do Facebook e colocar aqui no Blog.
Como separar selos dos envelopes...
Então, vamos lá!





Corte o envelope deixando uma borda do picote do selo. Este na foto está pequeno, comparado com a recomendação de 2cm!











Utilize um recipiente com água morna. Facilita a amolecer a cola






Pode-se colocar mais de um selo no recipiente, porém é recomendado que eles não fiquem um sobre o outro, pois pode "soltar" do papel e "colar" no outro, portanto, não exagere e vá com calma na separação do selo x envelope! Além disso, é importante tomar cuidado com um erro que fiz nesta foto: não misture envelopes "coloridos", pois podem soltar tinta e manchar os selos!






Aqui já podemos ver que as bordas estão soltas e, por causa da água morna, começam a enrolar... Não se desespere! Vamos deixá-los "lisos" até o final do processo!!!









Aqui, é possível ver que o selo está praticamente descolado. Lembre-se que o selo deve soltar do papel sozinho. Caso você "puxe" pode rasgar ou estragar o verso do selo...








Aqui o selo solto e ainda bem úmido. A recomendação é colocá-lo em "papel-jornal" para tirar o excesso. No meu caso, utilizei uma lista telefonica, deixando uma "borda" fora da folha, para poder retirar o selo sem correr o risco de "rasgar" ou grudar no meio da folha...







Aqui, mostrando a borda do selo para folha da lista telefônica









Nos manuais, recomenda-se utilizar um "mata-borrão". Como eu, especificamente, não tenho, uso uma garrafa vazia, e "rolo" por cima da lista fechada, para pressionar e acelerar a "secagem".







Após "rolar" a garrafa, e as duas folhas tirarem o excesso, diminui-se consideravelmente a umidade, mas ele ainda está enrolando as pontas.








A melhor sugestão é colocar em um livro grosso e pesado (Adoro ler, portanto, não tenho tantos problemas. Sugestões: As Cronicas de Gelo e Fogo são excelente opções, tanto de leitura como para secagem :-D)


Como o livro é grosso e por mais "besta" que pareça a dica: ANOTE A PÁGINA que você colocou o selo e, dê preferência que a estampa do selo fique nos trechos em branco da página, pois se "pegar a tinta dos texto" fica, no máximo, no verso, sem prejudicar a estampa!







Aqui selo solto e seco, após aproximadamente uns 30 ou 40 minutos no meio do livro. Reparem que, apesar de ter ficado armazenado por vários anos, a tinta do carimbo acabou "enfraquecendo", deixando quase transparente. Espero que tenham gostado!









Até a próxima!!!

2 comentários:

  1. alo amigos filatelistas do brasil o nosso amigp do hawid feito em casa não é dificil mas ele não explicou uma parte ou seja ele cola o selo tambem no hawid por dentro se for assim com ele faz se quiser trocar um elo por outro

    ResponderExcluir
  2. alo amigos filatelistas do brasil o nosso amigp do hawid feito em casa não é dificil mas ele não explicou uma parte ou seja ele cola o selo tambem no hawid por dentro se for assim com ele faz se quiser trocar um elo por outro

    ResponderExcluir

Por favor, participe! Deixei seu comentário, crítica ou sugestão!