domingo, 19 de outubro de 2014

Montagem de Hawids artesanais.

Para a montagem organizada e limpa de um álbum, deve-se utilizar Hawids, que são, tiras transparentes sobre uma outra preta/escura, formando uma "bolsa" para proteger e armazenar os selos adequadamente, e possibilitando colar (o Hawids) no álbum.
Lojas filatélicas vendem normalmente Hawids por kilo, com tamanhos determinados. Observando as coleções anuais dos correios, que utilizavam um folha de tamanho A4 com vários Hawids, tive a idéia de montar em casa, artesanalmente. Não fiz a relação de preço x praticidades, mas como gosto de fazer trabalhos manuais, valeu a pena.
Neste post, um pouco mais longo do que o normal, irei explicar os materiais que utilizei e o resultado. Espero que gostem!

Materiais:


Guilhotina

Para garantir um corte reto e preciso, é recomendável um guilhotina. Novamente, existem guilhotinas próprias para comprar em Lojas Filatélicas, e como não tenho acesso "fácil" a uma, comprei em uma papelaria.










Transparências

Ao mais "experientes", devem lembrar-se dos projetos de transparências, que utilivam-se de folhas de Acetato, escritas a mão ou, mais "recentemente", em impressoras jato-de-tinta. São as mesmas folhas!








A4 Colorido
Coloquei como colorido, mas não significa que eu "pintei" as folhas, visto que hoje em dia é muito fácil encontrar este material em papelarias, nas mais diferentes cores. Preferi o negro, pois como o selo é (em sua maioria) com moldura branca, destaque os picotes dos selos.










Cola bastão

A cola bastão aqui, torna-se melhor pois não espalha e permite a colagem um pouco mais "precisa".





Selos

E lógico, um item importantíssimo: Selos!! Aqui, peguei um conjunto de selos russos que adquiri no 1° semestre.

Além disso, lógico, muita disposição e paciência! Não é difícil, mas exige atenção para colar adequadamente e precisão no corte!






Passos:




Separe os selos por altura. Isto irá facilitar em muito a distribuição e economia para obter o máximo rendimento das folhas...











Prefira um local com mesa firme e, se possível, com um canto arredondado. Descobri que isto ajuda muito, pois a folha não "marca" ao passar a cola bastão e permite medir o tamanho da linha de cola que você irá usar.

Não passe com força, somente o suficiente para distribuir a cola uniformemente na beirada do papel.







Por cima, alinhando com a folha negra, coloque a transparência, no mesmo local. Desta forma, quando você cortar a "tira", consegue utilizar o restante para gerar mais Hawids.







Após alguns minutos, distribua os selos de mesma altura na tira criada. Não há necessidade de esperar muito tempo, pois, com o tempo a cola seca naturalmente. Aqui, só tome cuidado para não "forçar" muito o selo sobre a marca da cola, para não danificá-lo.






A guilhotina que uso tem uma "régua" e uma base, permitindo alinhar adequadamente o esquadro. Se possível recomendo que utilize algo parecido. Corte a tira com o selo, separando do restante da folha vazia. Tome cuidado com os picotes posteriores, próximo da linha de corte.







Com a tira separada, insira-a novamente na guilhotina e separe os selos individuais. Se a distribuição dos selos x altura for feita adequadamente, o desperdício é mínimo.










Com uma folha, consegue criar, aproximadamente 15 a 20 Hawid, dependendo do tamanho dos selos, blocos, etc.







A vantagem desta processo é que consegue criar o Hawids no tamanho que for necessário, servido para proteger Selo, bloco, quadra, sextilha, envelope e até mesmo edital.

Espero que gostem

Até a próxima!!!

6 comentários:

  1. Caro André,

    Gostaria de parabenizar a sua iniciativa de informar aos colecionadores sobre como fazer hawids artesanais, isso mostra seu interesse em divulgar a filatelia e de fazer com que os filatelistas iniciantes não desistam da sua coleção por não ter material adequado e que são caros. Continue assim e você estará contribuindo para o crescimento de novos pequenos filatelistas.

    Cordial abraço,

    Sergio Ricardo M. de Oliveira
    Filatelista de Campina Grande - PB

    ResponderExcluir
  2. Caro André,

    Gostaria de parabenizar a sua iniciativa de informar aos colecionadores sobre como fazer hawids artesanais, isso mostra seu interesse em divulgar a filatelia e de fazer com que os filatelistas iniciantes não desistam da sua coleção por não ter material adequado e que são caros. Continue assim e você estará contribuindo para o crescimento de novos pequenos filatelistas.

    Cordial abraço,

    Sergio Ricardo M. de Oliveira
    Filatelista de Campina Grande - PB

    ResponderExcluir
  3. Andre,

    Tudo bem meu amigo ? e quanto a duração do processo de colagem com cola bastão, poderia me dizer algo se descola depois com determinado tempo e é necessário refazer todo processo.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa idéia. Estou procurando algo para criar hawids artesanais, pois os industrializados são muito caros. Pensei nos seladores plásticos e solta eletrôncia, mas vou experimentar o seu método

    ResponderExcluir
  5. Oi
    Eu havia criado em 2012 um tópico no fórum "selos do brasil" (um fórum de ladrões de selos, cuidado) usando essa mesma técnica de fitas protetoras artesanais usando essas transparências e cola de isopor. Passam-se os anos e é quando REALMENTE vemos se a coisa funciona ou não. E minha experiência é: Desperdício de tempo e dinheiro. A transparência começa a amarelar com o tempo, pois é feita de plástico PVC, e não de acetato inerte como é praxe nos materiais de filatelia. Pior, começa a soltar uma espécie de gosma amarelo-esverdeada que arruina completamente os selos neles contidos. A cola resseca e começa a se soltar. Pra piorar, existe uma transparência que tem uma espécie de filme no reverso que começa a se soltar com os anos, e gruda nos selos. Não vale a pena mexer com isso. Infelizmente o melhor mesmo são as fitas protetoras industriais, especialmente se for das importadas, confeccionadas em acetato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa valeu mesmo Rubens pelo aviso! É aquela máxima né, o barato as vezes sai caro. Abraços!

      Excluir

Por favor, participe! Deixei seu comentário, crítica ou sugestão!